Viracasacas Podcast

Informações:

Sinopsis

Podcast de política, direito, cultura, atualidades e tudo mais que der na telha.

Episodios

  • #374 "Não é (mesmo!) só futebol"- com Fabiano Neme

    09/04/2024 Duración: 01h38min

    Saudações pessoas! O Vira essa semana chega esbanjando categoria - para lidar com coisas pesadas e nada sutis. Os paralelos entre as "quatro linhas" do campo onde rola a bola e algumas das questões (outras "quatro linhas", como costumava forçar a barra uma certa criatura hoje inelegível, aí) sociais, culturais e políticas mais intrincadas da nossa era são o tema da conversa espetacular que tivemos com Fabiano Neme, advogado "nerdola RPGista", pesquisador, escritor e "mendigo do bom futebol" (e colorado!). A conversa passa pelos recentes casos Robinho e Daniel Alves, pela "neymarização cultural" brasileira, pela passada de pano para ídolos boleiros, pelas ditaduras latinoamericanas, por crítica musical (!) e é regada com muito (sim) bom humor - no que é possível. Clica o play, se ajeita na arquibancada e segura o amendoim!

  • APARTE 058 - O 'Foro Privilegiado' em debate (de novo!)

    05/04/2024 Duración: 44min

    Recentemente o Ministro Alexandre de Moraes despachou pedido de prisão e cautelares para alguns dos suspeitos dos homicídios no conhecido "Caso Marielle": antes que você pergunte, mais uma vez, se o STF tem que decidir tudo nesse país e se apenas o "Xandão" existe como julgador, o APARTE explica para você como uma série de mudanças prováveis nas regras para o "foro privilegiado" levantam dúvidas, nesse e em outros casos.

  • #373 "Pra nunca mais!" - com Fernando Pureza

    01/04/2024 Duración: 01h37min

    Saudações pessoas! Não é mentira de 1º de abril: o Vira está segunda feira no seu feed para marcar o dia da infâmia, o dia da trapaça, o dia dos bobos (que querem que sejamos nós). O dia dos 60 anos do golpe militar de 1964 no Brasil. Para falar sobre isso e mostrar indignação quanto à ausência de rigor veemente em apontar, descortinar e marcar a data, um reforço de peso: Fernando Pureza mostra pura raiva, sem trocadilhos, quanto a essa galera. Xô golpistas: ditadura nunca mais. Ódio e nojo.

  • RT Comentado 13 - Ideologias Tech

    29/03/2024 Duración: 33min

    Olá,  pessoas,   Nesta semana, seguindo a enquete feita com os apoiadores do ViraCasacas, vamos ver algumas questões ligadas a ideologias do Vale do Silício Tudo que está aqui é baseado especialmente em um artigo de Emile Torres, A sigla por trás de nossos sonhos e Pesadelos mais loucos de Inteligência Artificial.  Esta e outras fontes estão na descrição do episódio. Novamente, todo crédito deve ser dado aos textos.   Fontes The Acronym Behind Our Wildest AI Dreams and Nightmares -  Émile P. Torres - truthdig.com/articles/the-acronym-behind-our-wildest-ai-dreams-and-nightmares  Tem mais artigos de Torres no truthdig.com The Wide Angle: Understanding TESCREAL — the Weird Ideologies Behind Silicon Valley’s Rightward Turn by Dave Troy - https://washingtonspectator.org/understanding-tescreal-silicon-valleys-rightward-turn/ Pausing AI Developments Isn’t Enough. We Need to Shut it All Down - By Eliezer Yudkowsky - https://time.com/6266923/ai-eliezer-yudkowsky-open-letter-not-enough/ Podcast Tech Won´t Save Us ht

  • #372 "A educação vai de base?" - com Fernando Cássio

    26/03/2024 Duración: 01h25min

    Saudações pessoas! Tempos sombrios para quem quer levar Educação a sério e pensar no nosso futuro no quesito. Entre projetos mirabolantes, becos sem saída para os quais o GPS dos grandes grupos empresariais nos levaram e uma Câmara dos Deputados bem preparada para abrir as portas a tudo que há de pior, recebemos o professor da USP, cientista, educador e colunista de opinião Fernando Cássio para uma conversa sobre o estado atual do terrível "Novo" ensino médio e sobre os partidos "novos" e "novas" ideologias que o garantem, sucateando nossa educação em nome de uma modernização absolutamente de araque.

  • APARTE 057 - "Estupro de Vulnerável: a vida 'maior que o direito'?"

    22/03/2024 Duración: 43min

    Saudações pessoas! #sextou e no APARTE de hoje a discussão sobre um caso polêmico no STJ onde foi afastada a acusação de estupro de vulnerável (o homem com 20 anos, a menina com 12, à época) com alguns argumentos jurídicos e socioculturais bastante questionáveis.  Vamos de entender o caso? Taca play!

  • #371 "Tudo o que está errado nos dez últimos anos do Oscar ao mesmo tempo agora"

    19/03/2024 Duración: 02h01min

    Saudações nação cinéfila! Hoje é papo de cinema aqui - prepare a pipoca e desligue o celular (e vá ao banheiro para não precisar pausar no meio, para não desagradar os realizadores). Hoje o Vira te convida para um passeio meio divertido e debochado, motivado pela moda de transformar tudo - inclusive as premiações da grande indústria audiovisual - em uma arena de uma luta "política" às vezes rasa, às vezes meio exagerada, e outras um cold take que se acredita hot total. Venha conosco comentar os que tem de bom (e de muito ruim) nos últimos dez anos da cerimônia do Oscar, passando pelos injustiçados, os confirmados, os inexplicáveis e, claro: por aquele filme tenebroso da Amèlie Poulain com o Baiacú.

  • RT Comentado 12 - Orgulho: uma história de canalhice musical

    15/03/2024 Duración: 01h04min

    Olá, pessoas   Hoje quero contar para vocês por que eu acho o Bono Vox um Canalha. Não quero que isso seja sobre gostos musicais, afinal de contas, cada um gosta do que achar melhor. Esse episódio é sobre ser pintado como ativista, filantropo ou um grande salvador fazendo muito pouco na realidade. Música de Márcio Viana  Apoie o ViraCasacas: apoia.se/viracasacas Feed do ViraCasacas: https://feeds.libsyn.com/131788/rss Site: viracasacas.com Twitter: https://twitter.com/viracasacas Fontes: The Frontman: Bono (In the Name of Power) https://g.co/kgs/XDwF62Q

  • #370 "Jornalismo e Genocídio" - com Andrew Fishman

    12/03/2024 Duración: 01h41min

    O homem-peixe voltou! (essa é para quem é muito das antigas). O jornalista, presidente e cofundador do The Intercept Brasil, nosso amado gringo Andrew Fishman está conosco para falar dessa relação delicada: imprensa e o cenário do massacre em Gaza. Porque é tão difícil para certas coisas serem pontuadas, mesmo que possam ser sem qualquer traço de um (polêmico) "apoio" ao Hamas? E qual as razões por trás de tanto rodeio em relação, por exemplo, ao que ninguém nega, mas que parece um pecado mortal, ao ser proferido por um chefe de Estado do calibre de Lula, sobre o tema? Qual o papel de uma imprensa corajosa e combativa - e comprometida - nesse caso? Taca play e venha refletir com Andrew, e conosco!

  • APARTE 056 - "Seu Uber cancelou!"

    08/03/2024 Duración: 33min

    Saudações pessoas! #sextou com APARTE no ar: STF discutindo a uberização da CLT, ou uma nova categoria para "parceiros de plataforma". Muita coisa está em jogo e a empresa vem PESADA para o embate jurídico que pode mudar tudo no que diz para com os direitos trabalhistas no país. É o que o APARTE traz fresquinho, para você!

  • #369 "Do ForaTemerCore à Coitadolândia" - com Marie Declercq

    05/03/2024 Duración: 01h33min

    ESSA QUERIDA veio de novo no podcast... Sim, (des)querida por alguns, (muito) querida por muitos - e nós, a jornalista e magneto de polêmica Marie Declercq chega mais uma vez no Vira para tratarmos de alguns temas sensíveis: o chororô como modus operandi, as confusões entre defesas/pautas da 'esquerda' e uma falta de tato e tino para convivência com adversidades e a massiva abertura dos "Portões da Coitadolândia", que causou um boom de turistas (e futuros habitantes fixos) nessa região inóspita de uns tempos para cá. Prepare-se para opiniões fortes, mas absolutamente normais. Porque anormal é você fazer redemoinho dando chilique em rede social por picuinha, convenhamos. A Marie tem uma newsletter imperdível no Substack e você pode assinar - e contribuir nas categorias pagas deixando um apoio para ela --> "Não prometo nada"

  • RT Comentado 11 - Breaking Bad na Segunda Guerra Mundial

    01/03/2024 Duración: 40min

    Olá, pessoas Nessa semana quero contar para vocês uma história sobre nazistas usando metanfetamina. Não sei exatamente se tem uma moral para essa história, só achei interessante e quis compartilhar, talvez você já saiba sobre isso tudo, talvez não. Espero que achem... interessante Música de Márcio Viana  Apoie o ViraCasacas: apoia.se/viracasacas Feed do ViraCasacas: https://feeds.libsyn.com/131788/rss Site: viracasacas.com Twitter: https://twitter.com/viracasacas Fontes: Blitzed: Drugs in Nazi Germany por Norman Ohler https://g.co/kgs/66Y1nNj Medical Science and the Military: The Allies’Use of Amphetamine during World War II - Nicolas Rasmussen https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22073434/  

  • #368 "Morte do Tecnoutopismo" - com Caio Almendra

    27/02/2024 Duración: 01h33min

    Saudações pessoas! Na semana em que o ChatGPT se estressou e foi de "lorem ipsum", uma conversa com o maestro Caio Almendra , o cara que é ex-advogado e atual rei dos projetos de inovação e inteligência artificial sobre tudo o que está aí: dá para ter ainda algum otimismo em relação a esse tipo de coisa ou a tendência ideológica da tecnologia atual, em si, é mais uma bocarra gigantesca pronta para nos engolir? Comunismo totalmente automatizado - e de luxo! - talvez não seja um horizonte possível, mas será que essas máquinas vão nos ajudar a ao menos descansar uns 15 minutinhos? r: não...

  • APARTE 055 - "Entrou mudo e saiu calado"

    23/02/2024 Duración: 27min

    Tem várias notícias relevantes jurídicas que daria para a gente analisar nessa semana, mas o pessoal ficou mesmo em polvorosa com a possibilidade de…Ah, sossega. (Infelizmente) Nunca foi uma possibilidade - para ontem. Mas há o que comentar sobre depoimentos, silêncios e comparecimentos na Polícia, sem dúvida. Como diriam os mexicanos: ai ai aiai. Tá chegando a hora (a música original deles não diz isso, mas ok).

  • #367 "O Vira maceta o Apocalipse"

    20/02/2024 Duración: 01h44min

    Saudações pessoas! Passou o carnavrau e estamos todos confusos com o (agora) início do ano que, na realidade, já está rodando a mais de cem por hora nessa dobrada de janeiro para fevereiro: o esqueleto da tentativa de golpe está na mesa de autópsia e o Brasil passa seu abre alas na avenida na curva de poder talvez dar um destino diverso para os (literalmente, em alguns casos...) mesmos lesa-pátria de sempre. Entre opiniões furadíssimas de brasileiros que esqueceram o sotaque nativo, gente querendo amenizar qualquer prova escancarada contra a turma cretina que andava por Brasília até 2022 e alguns dando pitaco furado sobre folia, samba, cultura e o nosso balacobaco, o trio de ouro do Vira está aqui para jogar brasa, como sempre. Abal, Divan, e Carapanã vêm afinados e afiados!

  • RT Comentado 10 - Múltiplas personalidades

    16/02/2024 Duración: 21min

    Olá, pessoal!   Nessa semana quero contar para vocês uma história sobre múltiplas personalidades (sim, eu sei que agora se chama transtorno dissociativo de identidade). Acho que podemos tirar várias questões desse caso, especialmente devido à atenção que situações assim recebem. É legal refletir sobre como momentos históricos e culturas geram determinados tipos de sofrimento, bem como pensar sobre a forma como lidamos com esse sofrimento. Música de Márcio Viana Apoie o ViraCasacas: apoia.se/viracasacas Feed do ViraCasacas: https://feeds.libsyn.com/131788/rss Site: viracasacas.com Twitter: https://twitter.com/viracasacas   Fontes: https://www.newyorker.com/magazine/1998/04/06/the-politics-of-hysteria https://www.washingtonpost.com/national/health-science/chris-sizemore-whose-multiple-personality-disorder-was-filmed-as-the-three-faces-of-eve-dies-at-89/2016/07/29/3ed468e2-55b4-11e6-bbf5-957ad17b4385_story.html https://www.cbc.ca/books/who-was-sybil-the-true-story-behind-her-multiple-personalities-1.4268459

  • #366 "Saúde mental em tempos de rede social" - com Luciano Mattuella e Gustavo Mano

    13/02/2024 Duración: 01h14min

    Saudações pessoas! Nesta semana os psicanalistas Luciano Mattuella e Gustavo Mano retornam ao Viracasacas para conversar com o Abal sobre diagnósticos de rede social e como lidamos com o sofrimento mental em uma cultura de produtividade. Ser normal é uma coisa boa ou podemos sofrer de um excesso de normalidade?

  • APARTE 054 - "Colaboração premiada e aquisição de provas"

    09/02/2024 Duración: 45min

    TOC TOC TOC pessoal. Essa semana teve polícia chegando na casa de mais gente, quase chegando pelo visto na casa de um lá... Mas, você sabe diferenciar a questão de elementos (do inquérito) e provas (judiciais)? E quando a colaboração "premiada" começa a realmente merecer prêmios porque começa pra valer? Taca play e descubra!

  • #365 "Sobre Inteligência Real e Artificial" - com Nina da Hora

    06/02/2024 Duración: 01h39min

    Saudações, pessoas! Nessa semana nós conversamos com a Nina da Hora sobre algoritmos, redes, inteligência artificial e esperança, é isso mesmo? Vem conosco, a Nina deu aula sobre coisas muito mais importantes do que códigos binários. Taca o play! Apoie o ViraCasacas: apoia.se/viracasacas Site: viracasacas.com Twitter: https://twitter.com/viracasacas

  • RT Comentado 9 - O Garoto da Internet

    02/02/2024 Duración: 26min

    Olá, pessoas Hoje vou contar pra vocês a história de uma pessoa cuja trajetória impactou na minha vida, Aaron Swartz. Com certeza ele merece mais do que uma simples coluna, alguns minutos que resumem excessivamente a sua vida. Essa é uma singela homenagem e também um alerta. Fontes: The Brilliant Life and Tragic Death of Aaron Swartz - rollingstone.com/culture/culture-news/the-brilliant-life-and-tragic-death-of-aaron-swartz-177191 Requiem for a dream - newyorker.com/magazine/2013/03/11/requiem-for-a-dream Música de Márcio Viana Apoie o ViraCasacas: apoia.se/viracasacas Feed do ViraCasacas: https://feeds.libsyn.com/131788/rss Site: viracasacas.com Twitter: https://twitter.com/viracasacas

página 1 de 26