Os Conceitos De Carl Gustav Jung E De Edward Bach Aplicados À Memória Emocional

  • Autor: Vicente de Vasconcellos Pavan
  • Editor: Editora Appris

Sinopsis

O autor divulga neste livro a excelência da terapia dos remédios florais de Dr. Bach, relatando sua experiência profissional de quase 30 anos (começou a prescrevê-los no início de 1992). Como a base espiritualista adotada por Dr. Bach é um empecilho para sua divulgação na prática médica, o autor correlacionou os conceitos de Dr. Edward Bach aos de Dr. Carl Gustav Jung, psiquiatra mundialmente famoso, conhecido como o pai da psicologia analítica, tornando possível seu entendimento dentro dos princípios e lógica da medicina científica.
Ressaltou também, nesta obra, que os conceitos do Dr. Bach sobre o surgimento das doenças são semelhantes às teorias sobre estresse em Biologia, formuladas por Dr. Hans Seyle, médico endocrinologista austríaco naturalizado canadense, em 1936. Porém, principalmente, formulou a hipótese sobre a ação dos remédios florais de Dr. Bach sobre sintomas clínicos produzidos por bloqueios emocionais na nossa memória emocional, sem que tenhamos consciência da existência deles.
Nesta jornada, observa-se como o inconsciente pode nos trazer tantas informações por meio da clínica do paciente, e o quanto o estresse e as demandas emocionais impactam na formação de doenças. Em 1991, o autor teve seu primeiro contato com os remédios florais de Dr. Bach quando acompanhou o caso de uma paciente com sequelas decorrentes de um traumatismo cranioencefálico prévio, ocorrido há 15 anos, concomitantemente a uma médica psiquiatra que prescrevia os remédios florais de Dr. Bach para a paciente, e observou uma excelente recuperação com a terapêutica empregada.