Sinopsis

No início do século XX, um jornalista literário vindo de Caruaru-PE para o Rio de Janeiro é um dos nomes mais respeitados da literatura brasileira. Mas a despeito de seu reconhecido valor como escritor e divulgador cultural, é hoje um nome praticamente esquecido no cenário literário nacional.
O nome do autor: o caso José Condé discute essa ausência, numa interessante abordagem de questões ligadas ao cânone literário nacional, sua composição e manutenção e as consequências de uma obra estar ou não nessa listagem.
A leitura parte da biografia de José Condé – origem, vida, obra, trabalho, suas leituras –, passa pela panorâmica do ambiente em que militou e produziu (o Rio de Janeiro das décadas de 1940-1960) e vai compor também reflexões teóricas, entrevistas com contemporâneos do autor e com outras personagens que contribuíram para efetivar essas reflexões – o que faz deste livro um espaço vivo, provocativo, referência obrigatória para quem pretende ler um pouco mais sobre a questão canônica no Brasil, sendo imprescindível para conhecer o incomparável José Condé.